Pages

sábado, 30 de junho de 2012

Abandonos de Vettel e Grosjean deveram-se a sobreaquecimento dos alternadores Ler mais: http://abandonos-de-vettel-e-grosjean-deveram-se-a-sobreaquecimento-dos-alternadores


A Renault já descobriu a causa dos problemas que levaram aos abandonos de Sebastian Vettel (Red Bull) e Romain Grosjean (Lotus) no recente GP da Europa, tendo chegado à conclusão de que os mesmos se ficaram a dever a aquecimento excessivo dos alternadores dos respetivos motores Renault.

A marca chegou a essa conclusão após análise detalhada dos motores em questão, descobrindo que o sobreaquecimentos dos alternadores levou ao corte de energia aos motores mas continua sem saber a razão pela qual tanto Vettel como Grosjean tiveram problemas com essas peças na pista de Valência.

"Já analisámos as peças a fundo e parece que não existem razões óbvias para a falha, pelo que estamos a levar a cabo mais testes no banco de ensaios de Viry [NDR: fábrica da Renault Sport F1] para replicar as condições e confirmar as nossas conclusões", referiu Rob White, da marca francesa.

Descartada está a hipótese de terem sido as voltas em ritmo mais lento atrás do safety car a causarem esse sobreaquecimento, tendo White admitido mesmo que, graças a isso, o motor até durou mais do que seria suposto.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

António Félix da Costa confirmado na Formula Renault 3.5


Está confirmado, sabia-se que António Félix da Costa ia disputar a corrida de Nurburgring das World Series by Renault FR 3.5, mas agora está confirmada a sua integração no Júnior Team da Red Bull, passando a disputar a World Series by Renault em simultâneo com a GP3 Series, já que não existem coincidências de datas até ao fim do ano.

O Autosport sabe que Lewis Williamson se desentendeu com a Arden Caterham depois de Spa, evento em que o mandaram não parar para trocar de pneus. O piloto inglês venceu em pista, mas levou uma penalização no final.

António Félix da costa, na World Series by Renault, vai disputar o campeonato com a Caterham Arden, num carro pintado com as cores da Red Bull, enquanto na GP3 só vai ter a Red Bull no fato e no capacete.

Félix da Costa tem como objetivo ajudar a Caterham Arden a melhorar os seus resultados, mas como entra tardiamente no campeonato, vai ter que usar os treinos livres para recuperar o terreno perdido. O piloto português considera esta a melhor hipótese que tem para ascender à F1 no futuro.

Já lá vão quase onze anos que António Félix da Costa, com apenas 10 anos (31/8/91 - Lisboa) nos dizia que o seu piloto internacional preferido era Juan Pablo Montoya, o piloto nacional preferido, Duarte Félix da Costa... e o que mais gostava do circo era o palhaço. A questão "Quando fores grande queres ser? Claro, está, era, piloto. Se bem pensou, melhor o fez. Por esta altura, o jovem "Formiga" já tinha um título de Campeão Nacional de Karting, na categoria Cadete em 2002, a que juntou pouco depois outro no Regional Sul. Cerca de um ano depois, o "Formiga", na sua corrida de estreia na categoria Júnior, vindo diretamente da Cadete, onde conduzia um kart com três vezes menos potência, num salto quase de gigante, de tal modo que tiveram que ser colocados 33 quilos de lastro no seu kart para que este tivesse o peso mínimo, o jovem Félix da Costa não se intimidou e venceu. Estavam lançadas as bases para uma carreira que tem evoluído calma e serenamente a...caminho da Fórmula 1. Recorde algumas imagens da sua carreira:

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reestilizado, Hyundai i20 chega à Europa



A linha 2012 do Hyundai i20 já está à venda na Espanha. Com novo visual, o compacto tem preços partindo de 11.090 euros, o que equivale a quase 30 mil reai


Oferecido com quatro opções de motorizações, o i20 ganhou um novo motor 1.1 de três cilindros, que entrega 75 cv. Na Europa, o carro terá três versões de acabamento, sendo que a versão mais luxuosa será recheada com itens como seis airbags, freios com sistema anti-travamento (ABS), controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), computador de bordo e ar-condicionado. O i20 terá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Veja o novo Gol e o novo Voyage


A reestilização dos modelos Gol e Voyage é um dos próximos lançamentos da Volkswagen no Brasil, e já tem até data para desembarcar: os carros serão apresentados à imprensa no começo de julho e devem chegar em agosto. Mas você não precisa esperar para ver como ficaram os modelos mais vendidos da VW.

Tanto Gol quanto Voyage terão mudanças mais expressivas na dianteira, que terá feições de Fox e Jetta. Os faróis retangulares e a grade frontal que virou marca registrada dos carros da marca estarão nos carros. Na traseira, eles resolveram trilhar caminhos distintos: enquanto o Gol teve mudanças mais discretas – apenas uma nova disposição de luzes nas lanternas e tampa traseira redesenhada –, o Voyage ganhou novas lanternas, que lembram o conjunto óptico usado no
Jetta

Se o design mereceu atenção por parte dos designers da VW, as motorizações serão as mesmas da primeira “geração”: 1.0 VHT e 1.6 VHT, ambos aptos a rodar com etanol ou gasolina.


domingo, 24 de junho de 2012

Aston Martin revela o AM310 Vanquish

A Aston Martin oficializou o AM310 Vanquish, carro que sucederá o One-77 e deverá ser lançado na Europa no fim de 2012.

O modelo esbanja potência, com 565 cavalos. Movido por um motor V12 6.0 a gasolina, o AM310 Vanquish completa o teste de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, alcançando velocidade máxima de 294 km/h. A transmissão é automática de seis velocidades.

O carro promete ser um “peso-leve” do segmento, já que tem muitas partes construídas em fibra de carbono. O design de interior é semelhante ao do antecessor, One-77.

A Aston Martin lançará o AM310 Vanquish ao preço de 189.995 libras esterlinas.

sábado, 23 de junho de 2012

Nova Cayman pode ser mostrada em novembro

A Porsche estuda lançar a versão 2013 do coupé Cayman no próximo mês de novembro. A ação aconteceria durante o Salão de Los Angeles.

O novo modelo deverá ter uma distância entre-eixos maior que a do atual (foto acima), garantindo aumento do espaço interno para os ocupantes. Carroceria mais leve e suspensões reformuladas também fazem parte da proposta da montadora, que é de garantir uma dirigibilidade interessante aos proprietários.

As especulações também indicam que o motor da versão básica do Cayman deverá ser um 2.7 com seis cilindros, produzindo 276 cavalos de potência. Já o propulsor do Cayman S seria um 3.4 de seis cilindros, capaz de gerar potência de 325 cavalos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Hyundai mostra Equus em SP

A Hyundai promoverá a oportunidade de conhecer de perto o sedã Equus, seu próximo lançamento no Brasil. O carro será uma das atrações da Hyundai Mostra Black, evento de arquitetura e paisagismo que será realizado até o dia 24 de julho em São Paulo.

O Equus estará em exposição no local ao lado dos modelos Genesis e Veloster. A montadora ainda não definiu qual versão será trazida para cá. No exterior, o Equus tem duas opções de motorização (4.6 e 5.5, ambas V8) e câmbio automático com seis ou oito velocidades.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Advertência pode substituir multa em infrações leves e médias

Quem cometer infrações de trânsito classificadas como leves ou médias poderão receber uma advertência por escrito em vez de multa. A medida valeria a partir de janeiro de 2013 e seria válida somente para quem não for flagrado cometendo a mesma infração em um espaço de 12 meses após a advertência.

A decisão já era prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 267, mas não funcionava na prática por falta de regulamentação. No entanto, o cenário pode mudar após a determinação das regras, realizada na última terça-feira, 12 de junho, por meio da resolução 404 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o artigo 267 do CTB, “poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses”. O aviso por escrito seria dado pelos agentes de trânsito e enviado via correio posteriormente no endereço do infrator. Entre as infrações que poderão resultar na advertência está o desrespeito ao rodízio de veículos ou a famosa “pane seca”, que ocorre quando o veículo fica parado em via pública por falta de combustível. Hoje, uma infração leve implica em multa de 53,20 reais e três pontos na CNH, enquanto uma infração média acarreta em quatro pontos na CNH e multa de 85,13 reais.

Apesar da promessa, ainda faltam alguns detalhes para sancionar a aplicação das advertências no lugar das multas. Um dos principais entraves é a necessidade de um cadastro único das infrações cometidas pelos motoristas. Atualmente, as infrações cometidas no estado onde o veículo é emplacado ficam registradas no Detran daquele estado, enquanto as infrações cometidas fora são arquivadas no Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). A intenção do Contran é promover a unificação dos dados, visando facilitar eventuais consultas ao prontuário do motorista e a identificação de uma possível reincidência.

O fato da concessão da advertência depender também de critérios considerados subjetivos também preocupa as autoridades. O Código prevê sua aplicação “quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa”. A decisão pode ser tomada analisando fatores como as características do local, como uma multa por estacionamento irregular em uma via larga, condições nas quais o automóvel não prejudica demasiadamente o trânsito de veículos.





quarta-feira, 20 de junho de 2012

LONGA DURAÇÃO Renault Duster

Se a canção “Dust in the wind”, do grupo americano Kansas, pode ser boa companhia de estrada, o mesmo não se pode dizer da trilha sonora produzida pelo ruído aerodinâmico que invade a cabine do Duster a partir dos 90 km/h. Que o diga o editor Péricles Malheiros, primeiro a cair na estrada com o caçula da família. Foram 3019 km em dez dias, incluindo uma viagem entre São Paulo e Brasília (DF).

Antes da estreia em longos trechos, já com mais de 1000 km no painel, o Duster passou pelo “batismo” dos carros de Longa: o teste completo em nosso campo de provas, em Limeira (SP). Depois, rumou para o Distrito Federal.

As rebarbas nos plásticos de acabamento apontadas na edição passada – em especial nas maçanetas internas – foram notadas em outras partes. “Na capa da coluna de direção, próximo à alavanca do sistema de ajuste de altura, nos porta-objetos das portas e no console central”, apontou Péricles. O uso prolongado do carro revelou outros defeitos, segundo o editor. “Os vidros não abaixam para aliviar a pressão interna, o que torna o fechamento das portas difícil, e, na hora de arrumar a bagagem no porta-malas, a cobertura exige que se encaixem as extremidades em cavidades nas laterais. Um sistema retrátil seria muito mais prático”, diz o editor.

O porta-objetos no teto também foi criticado, segundo Péricles: “Numa curva acentuada, ainda na cidade, o diário do bordo saiu voando. Também tentei guardar a caneta ali, mas logo desisti, pois em contato com o plástico rígido ela fazia muito barulho. Um tapetinho de borracha seria bem-vindo”.

Nosso editor monitorou o nível de óleo: “Não baixou, mas o que surpreendeu positivamente foi o sistema de mola a gás de sustentação do capô”. O Duster também oferece um companheiro de viagem chato: o ruído aerodinâmico. “O vento não chega a entrar, mas o barulho em alta velocidade junto à porta do motorista incomoda.

Consumo
No mês (18,2% na cidade): Etanol – 7,1 km/l
Desde abril/12 (18,2 % na cidade): Etanol – 7,1 km/l
Faltou capricho na montagem das barras longitudinais: a borracha ficou enrugada.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conheça o novo Fiat Punto 2013

A Fiat não confirma – mas também não desmente – a reestilização preparada para o Punto. No entanto, a quantidade de protótipos flagrada em testes pelas estradas brasileiras comprova a proximidade do lançamento. Só faltava saber como seria o visual do hatch.

Por estas imagens podemos afirmar que o carro terá a cara do Punto Evo, com mudanças cosméticas. Na frente, a grade com um filete cromado remete ao 500 e o para-choque tem uma seção pintada de preto que incorpora as entradas de ar e os faróis auxiliares. Já a traseira terá lanternas com nova disposição de luzes e para-choque levemente redesenhado.
É por dentro do futuro Punto que as mudanças são mais perceptíveis. Em vez das formas retilíneas das saídas de ar, o novo Fiat terá contornos arredondados. Algumas versões terão acabamento em dois tons no painel e nos bancos, além de detalhes cromados.
Fontes ligadas à Fiat afirmam que o lançamento oficial para a imprensa deve acontecer no mês de julho, em um famoso hotel da cidade de São Paulo.