A colaboração não foi das mais fáceis e a gestação do projeto demorou bastante, mas o resultado enfim foi conhecido durante o Salão de Tóquio deste ano. O GT 86, da Toyota, e o BRZ, da Subaru, foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira, 30.
Os dois são esportivos com tração integral e motor boxer, com cilindros invertidos, mas enquanto o BRZ segue uma tradição da Subaru o GT 86 (antes conhecido como FT-86 nos tempos de protótipo) quer trazer a diversão de volta à Toyota, segundo o slogan do lançamento.
As diferenças entre elas são pequenas por fora: enquanto o Toyota, na cor laranja, exibe uma “boca” mal-humorada e um para-choque mais agressivo, o Subaru compensa com uma frente mais retangular, porém, com saídas de ar acima dos para-lamas.
Dentro do capô, a mesma solução, que usa um motor 2.0 litros de 199 cv na configuração “boxer” que contrapõe os cilindros e é tradição da Subaru. Há ainda algumas sutilezas como os relógios do console central do GT 86 e a tela LCD no BRZ, por exemplo.
Segundo o presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, “o GT 86 foi pensado para encantar seus clientes e é a prova que o motor a combustão ainda terá um papel importante no mercado, mesmo com o advento dos veículos elétricos e híbridos”.
Ambos começarão a ser vendidos em 2012 e têm grande chance de desembarcar no Brasil. A Subaru naturalmente vende seus principais modelos aqui e a Toyota, segundo rumores, já teria aprovada a importação do GT 86 como forma de rejuvenescer sua imagem no país. Basta o cliente escolher qual “sabor” prefere.


0 comentários:
Postar um comentário